16.11.08

[REC]

O espanhol "[REC]" é tudo o que querem ser as Noites e Mundos do Terror promovidos por parques de diversões. Perseguições, correria, sangue, gritaria e muitos, muitos sustos. O filme tem feito bilheterias gordas na Espanha e no México. Dirigido por Jaume Balagueró e Paco Plaza, "[REC]" começa tranqüilo, com a loirinha Manuela Velasco, que é uma atriz espanhola bem popular, com o microfone na mão, olhando para a câmera. Ela é repórter do programa noturno “Enquanto Você Dorme” e vai acompanhar a rotina em um quartel do Corpo de Bombeiros, junto com Pablo, o cinegrafista. E é pela câmera na mão dele que você acompanha o desenrolar da madrugada, é o que ele está gravando que está na tela.

A primeira ocorrência dos Bombeiros é atender uma mulher idosa que está presa em um apartamento e não pára de gritar. Chegando lá, os demais moradores do prédio estão no hall de entrada. Quando os policiais chegam ao apartamento, a velha surge berrando que nem louca, se debatendo, agarra um policial, morde e arranca um pedaço do rosto dele. Tudo filmado por Pablo, em closes bem incômodos.

Os zumbis vão se multiplicando em velocidade aterrorizante, já que todo mundo que é mordido vira um deles. E pra piorar as autoridades resolvem lacrar o prédio, por ameaça de epidemia de uma doença infecciosa. Os seres humanos normais, portanto, vão sendo cada vez mais encurralados por mais e mais zumbis sangrentos, histéricos e assustadores.

A repórter repete o tempo todo para que Pablo não páre de gravar, de modo que um corpo desaba do terceiro andar, dois zumbis atacam ao mesmo tempo a repórter, o policial e o médico, mas Pablo não desliga a Câmera. A repórter passa então a entrevistar as pessoas, porque diz que precisa mostrar o absurdo que se passa dentro do prédio. E aqui você pode até tentar parar um pouco de sentir medo e ponderar até que ponto a imprensa deve ir e com que finalidade usa as reportagens que produz.

"[REC]" tem momentos aterrorizantes de verdade, em que me peguei tapando os ouvidos para não ser vítima dos sustos sonoros que o filme nos prega. Os atores, inclusive, também foram vítimas de alguns sustos. Algumas cenas foram gravadas sem que eles soubessem o que ia acontecer. Então, algumas reações que você vê na tela são absolutamente reais e verdadeiras.



Vencedor de vários prêmios europeus, o filme já teve a continuação anunciada pelos diretores. Mas os detalhes ainda não foram divulgados.

Nenhum comentário: