11.10.08

Fatal

Fatal é baseado no romance de Philip Roth, “O Animal Agonizante”, e traz Ben Kingsley e Penélope Cruz no elenco. Ben Kingsley é David Kepesh, um professor de faculdade, que, quando o filme começa, está divulgando a nova obra dele, sobre as origens do hedonismo norte-americano. Ele é absolutamente vulnerável à beleza feminina e se apaixona com facilidade. Kepesh tem o hábito de levar algumas das alunas dele para cama. É casado com Carolyn, que respeita o espaço dele, mas não tolera traição. A esposa representa um porto seguro para Kepesh. No fundo, é segurança que lhe falta. Além disso, o professor não lida muito bem com a chegada da velhice, porque, como ele mesmo diz no filme, na cabeça dele nada mudou. Um personagem complexo, portanto, interpretado com maestria por Kingsley.



A nova paixão de Kepesh é a linda Consuela, interpretada por Penélope Cruz. Ele fica hipnotizado pela beleza da moça. E ela tem verdadeira admiração pelo professor e por tudo o que a figura de um professor representa. Ele passou a vida pulando de um relacionamento para outro, sem se comprometer. E apesar de resistir aos laços que Consuela tanto quer, ele começa a ficar ciumento e a pirar, achando que ela está saindo com alguém mais novo que ele.

E o relacionamento termina um ano e meio depois, justamente porque Kepésh parece incapaz de se comprometer e Consuela parece saber bem o que quer. E o espectador conclui que o professor sabichão tem ainda muito a aprender.



Através do romance dos dois e dos conflitos emocionais do protagonista, Fatal pode ter várias leituras, dependendo de quem vê. Passa por temas como solidão, velhice, capacidade de doação, a dor da perda dos amigos, amadurecimento e traição.

A ressalva é em relação a escolha de Penélope Cruz para o papel de uma universitária. É bem difícil de acreditar que ela tem uns 25 anos, mesmo com aquela franjinha juvenil no cabelo. A diretora é a espanhola Isabel Coixet, de A Vida Secreta da Palavras. No elenco, ainda estão Peter Sarsgaard, Patricia Clarkson e Dennis Hopper.

Nenhum comentário: