16.10.08

Na Mira do Chefe

O título original de Na Mira do Chefe já diz um pouco sobre o filme: In Bruges. É na cidade medieval da Bélgica que os matadores irlandeses Ray e Ken, vividos por Colin Farrel e Brendan Gleeson, vão passar algumas semanas para esfriar a cabeça às vésperas do Natal. É lá que eles têm de esperar uma ligação do chefe, interpretado por Ralph Fiennes, que vai dar ordens e orientações para o próximo trabalho.


Ray não vê a menor graça em visitar museus, igrejas góticas, navegar pelos canais ou andar pelas ruas de paralelepípedo e pontes da cidade, super visitada por gente do mundo inteiro, o que faz com que o colega lhe dê o título de “o pior turista do planeta”.


Na estada na cidade Belga, os dois se deparam com figuras bizarras: prostitutas, um ator anão, e Cloë, com quem Ray ensaia um romance. Quando conhece a moça, um tanto misteriosa, acha que ela é atriz, mas logo vê que ela tem uma atividade e um passado meio obscuros.

Em algum momento do filme, também questionam a atividade que praticam, os crimes que cometeram, a vida que escolheram levar. Ray não nasceu pra ser matador. Carrega uma baita culpa por ter assassinado uma criancinha por acidente, em uma das ações da dupla. Esta é a parte do dramática. A parte cômica é quase todo o resto de Na Mira do Chefe. Ray é bobo, bobo, bobo e por isso, muitas vezes engraçado. Alguns diálogos são ótimos. Também é boa a cena em que ele e o tal do chefe param uma perseguição no meio para tirar a dona do hotel do meio deles; e retomam a perseguição em seguida, do ponto onde pararam. Destaque também para a seqüência solo de Brendan Gleeson na torre do sino.


Mesmo se você achar o filme um desastre completo, você vai torcer para o Ray.
Se nem isso acontecer, aproveite o cenário e morra de vontade de ir ou voltar a Bruges, que é linda! E quem sabe você se empolgue com a trilha sonora.
Tem os velhos conhecidos do Pretenders, com Two Thousand Miles, a russa radicada nos Estados Unidos, Regina Spektor, com a deliciosa That Time e The Walkmen, banda de indie rock norte americana (sensacional descoberta do dia!!!), com Brandy Alexander. A banda se apresentou por aqui em 2004, num festival de música em Natal, no Rio Grande do Norte.

Na Mira do Chefe é a estréia na direção de longas do dramaturgo inglês Martin McDonagh, que também escreveu o roteiro do filme. Ele é autor de várias peças de teatro e ganhador do Oscar de 2006 de melhor curta-metragem com Six Shooter, também estrelado por Brendam Gleeson.

Nenhum comentário: