14.9.08

Bossa Nova Iorque

Rodrigo Santoro é Joaquim, Ângelo Paes Leme é Davi, Jair Oliveira vive Geraldo e André Moraes, Paulo César, o PC. Eles formam o quarteto musical Os Desafinados, que um dia se apresenta para um gringo com a promessa de uma carreira bem sucedida. Antes mesmo de terem a resposta, já estão super animados, fazendo planos internacionais. No fim, são preteridos pelo gringo, mas decidem partir para Nova Iorque mesmo assim.


Os quatro, mais o amigo Dico, um jovem cineasta ansioso pelo primeiro filme, interpretado pelo quase sempre ótimo Selton Mello, se amontoam em um quartinho minúsculo e saem pela cidade para arrumar onde tocar. É a música que apresenta Joaquim a Glória, papel de Cláudia Abreu, em pleno Central Park, ao som do violão dele e da flauta transversal dela. Glória vira a vocalista do grupo. E Joaquim vive um conflito, já que se apaixona por Glória, apesar de ter deixado a mulher grávida no Brasil.

Com exceção de André Moraes e Jair Oliveira, que são músicos, os demais tiveram de aprender a tocar alguns instrumentos e ensaiar bastante. Cláudia Abreu teve de aprender flauta transversal. E Santoro já é quase um pianista. O diretor Walter Lima Jr. conta que ele aprendeu, na marra, a tocar uma canção de Chopin, depois de exaustivos 5 meses de ensaios de até 8 horas por dia.


O filme revela alguns talentos musicais dos atores e o talento para interpretar dos músicos. André Moraes e Jair Oliveira podem são ser atores brilhantes, mas funcionam bem nos papéis. O quarteto parece muito entrosado musicalmente e Walter Lima Jr. garante que não foi truque de finalização do filme, não. Ele diz que foi tão prazeroso e os rapazes ficaram tão amigos, que vão sair em turnê pelo Brasil, tocando as músicas do filme - com exceção de Santoro, por problemas de agenda.

O longa é repleto de referências pessoais de Walter Lima Jr. O nome dos personagens, por exemplo, foi uma homenagem a amigos (também do mundo das artes). O filme que Dico dirige no longa é do próprio Walter e nunca foi filmado. Foi Selton Mello, aliás, que dirigiu o filme dentro do filme, com o consentimento de Lima Jr.

Os Desafinados se passa em dois tempos: o presente, em que os amigos já beiram os 50 anos e se reúnem em um bar de Copacabana para uma filmagem de Dico, e o passado, 25 anos antes, quando eles desbravam Manhattam e vivem experiências musicais, amorosas e existenciais. O pano de fundo do filme é a realidade política, social e cultural da década de 60. Tudo num clima bem bossa nova...

*

Nenhum comentário: